A AFACI foi fundada em reunião realizada na agência Avenida Brasil do Itaú, no dia 1 de setembro de 1989. O objetivo de sua fundação foi garantir que os aposentados do Itaú não perdessem o vínculo entre si e pudessem compartilhar suas experiências na nova etapa de vida.
O primeiro presidente da AFACI foi Manoel dos Santos Barreiros Filho, cargo que exerceu até o seu falecimento em 2013.
Durante a sua gestão, foram estabelecidos os pilares que sustentariam o crescimento da Associação, consolidando os vínculos entre antigos companheiros de trabalho.
Nesse contexto, a Associação teve decisivo incentivo do patrono Dr. Olavo Setubal, aclamado como seu benemérito.
Em 2013, coube a Domingos Enio Sophia assumir a gestão da AFACI e conduzi-la de forma a enfrentar os desafios para aumentar a participação daqueles que se aposentaram. Domingos, com a sua forma de gestão, montou uma equipe de trabalho entusiasta para iniciar a nova fase da Associação.
Eduardo Teixeira, eleito em 2017 para conduzir os destinos da AFACI, segue os passos do agora Presidente de Honra, Domingos. O foco de sua gestão é a estruturação da AFACI para empreender novos caminhos, a começar pela formação de uma equipe de trabalho integrada e com a sinergia necessária para implementação de novas atividades para o Associado e aposentados do Conglomerado Itaú Unibanco.
O propósito da atual diretoria está fundamentado em princípios de gestão, com base em valores que devem ser cultivados e que são os pilares para uma gestão transparente e construtiva.
É de conhecimento de todos que a história no Itaú Unibanco foi construída a partir do dedicado trabalho dos seus funcionários.
Essa história não pode ser perdida! A continuidade dela está nas mãos de todos que fizeram parte desse perseverante trabalho, até porque todos tem em comum um atributo:
Todos estão num novo momento de vida!
Esse atributo está retratado no planejamento estratégico e está diretamente relacionado com a contínua construção de uma nova história, pois os aposentados do Conglomerado Itaú Unibanco estão em um momento propício de compartilhar suas experiências.
É como se diz por aí…. Temos um acúmulo de juventude! E como tal, temos muita energia que não pode ser desperdiçada.
Muito pelo contrário! Essa energia precisa ser utilizada para a continuar construindo uma nova história. Somos novos, somos entusiastas!
Essas premissas estão contempladas no planejamento estratégico e você associado está convidado para se apropriar dele.
Essa apropriação dará o direcionamento, individual e coletivo, de como contribuir com essa obra.
O QUE A AFACI QUER SER?
O que a AFACI quer SER está expresso na sua VISÃO:
“Ser reconhecida como ambiente que acolhe o associado no seu novo momento de vida.”
O QUE A AFACI FAZ, PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO?
Para se tornar esse ambiente que acolhe, a AFACI busca cumprir o que está dito na sua MISSÃO:
“Promover o convívio sociocultural dos associados e preservar vínculos com as empresas e Conglomerado Itaú Unibanco.”
QUAIS SÃO OS VALORES DA AFACI?
Os valores da AFACI estão fundamentados em crenças que dão sustentação à VISÃO e a MISSÃO:
A AFACI ACREDITA QUE:
Cada indivíduo é único com necessidades e realidades específicas;
Exercitamos a capacidade de mudar;
O respeito mútuo é essencial, mesmo na diversidade;
Somos um espaço amigável, motivador e inspirador para que as pessoas melhorem como indivíduos sempre;
A atuação dos associados é voluntária, o que não significa que seja descompromissada;
Atuar de forma ética e transparente em todas as ações é fator determinante para o sucesso;
Atua como centro de convergência de informações e estímulo aos associados;
É resultado da participação responsável de todos os associados. Suas ações refletem os interesses dos associados.
Na escolha da LOGOMARCA da AFACI, foi fundamental buscar retratar a identidade da associação com a do Itaú Unibanco, uma vez que os nossos valores estão diretamente relacionados a ele.
Para incorporar o conceito de modernidade e expressar toda a credibilidade e os anos de experiência da Associação, foram escolhidas cores nobres, formas mais fluidas e uma tipografia mais legível. O azul-marinho e o dourado são cores bem adequadas para a área financeira. O dourado transmite a nobreza do ouro e o azul-marinho indica maturidade e seriedade.
A inversão do triângulo central da marca, agora apontado para cima, transmite positivismo e também segurança. A forma foi desenvolvida com as proporções de um telhado, indicando que a AFACI é a “casa” de todos os aposentados do Conglomerado Itaú Unibanco.
A tipografia nova, além de ser mais legível, é jovial e está visualmente alinhada à identidade dos funcionários “guerreiros”, que sempre defenderam e contribuíram para o crescimento do Banco.